A série atual de Pinturas surge de minhas diárias experiências morando e trabalhando na Galeria Menescal em Copacabana.
A série atual de Pinturas surge de minhas diárias experiências morando e trabalhando na Galeria Menescal em Copacabana.
São estas questões que me move a pintar este mundo MANIS-CAL símbolo atuante em qualquer cidade contemporânea
Olhando para eles foi percebendo como somos provocados por imagens e como construímos relações com essas imagens muitas vezes sem nos dar conta.
Mais além da rotina desses objetos-corpo que nos participa para o consumo, podemos perceber algo mais atrás desses seriados que enchem o espetáculo das vitrines.
São as imagens inanimadas plástica, padronizada, fria e estática dos manequins que ao se tornar este signo de representação do humano, denuncia um simulacro, e aponta para uma problematização estética e política de questões sob corpo. Discursos e saberes sobre o corpo que hoje são (re) apropriados pela cultura têm suas origens em grandes embates, tanto na história da filosofia, como na história da arte, e até da ciência médica buscando esta cada vez mais num pensamento reducionista as menores estruturas biológicas com um fim de controle . É a razão se impondo sobre nossos corpos.
E os manequins que são? Serão um símbolo de poder querendo controlar nossa existência? Um modelo que representa uma população que se guia por movimentos previsíveis, aparências de plástico, roupas de marca ostentando artificialidade?
E no marco de um mundo que nos seduz nos detemos diante de uma vitrine e olhamos para os maniquins como dominamo-os, e não será ao contrário eles que nos observam?